quinta-feira, 8 de maio de 2008

A compreensão salvará o mundo da fome
Por Ryan Hyland Notícias do Rotary International -- 18 de janeiro de 2008 Alyce Henson/Rotary Images

Uma maior compreensão da pobreza é a inspiração de que os rotarianos precisam para acabar com ela, afirmou Deepa Willingham durante a segunda sessão plenária para cônjuges na assembléia internacional.
Willingham, sócia do Rotary Club de Santa Ynez Valley, Califórnia, EUA, disse à platéia que 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo sobrevive com menos de US$1 por dia, e que 10 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem todos os anos devido às condições precaríssimas em que vivem. "Esses números me assustam e me deixam muito triste", ela afirmou.
Estatísticas como essas levaram Willingham a criar a PACE Universal (Promise of Assurance to Children Everywhere, ou Promessa de Apoio às Crianças) em 2003. A missão da organização é apoiar iniciativas nas áreas de educação, nutrição, saúde e desenvolvimento social para meninas que vivem nas favelas de Calcutá (Índia), e em outras partes do mundo.
"Sou apenas uma rotariana que vive numa pequena cidade do sul da Califórnia, mas acredito que, se fizer a minha parte, por menor que seja, já estou fazendo uma grande diferença", disse Willingham.
O clube dela tornou-se parceiro do Rotary Club de Calcutta Metropolitan na construção do prédio do Piyali Learning Center, que visa atender 1.200 meninas e 500 meninos de regiões extremamente carentes de Calcutá.
O centro também ajudará a prover água potável, saneamento e fornos movidos a energia solar para a comunidade de Piyali Junction. "O objetivo será realizar projetos auto-sustentáveis que transformem permanentemente a vida das pessoas, pois aqueles que vivem na pobreza não têm como decidir seu próprio destino", esclareceu Willingham.
O Rotary pode e deve auxiliar pessoas que vivem em extrema pobreza, acrescentou Willingham. "Os projetos dos rotarianos são exemplo perfeito de como o trabalho de cada um pode mudar a vida de uma pessoa ou mesmo de toda uma comunidade."

Nenhum comentário: